Sobre o CED

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DO CEARÁ


Criado em 2014, o Centro de Educação a Distância do Ceará (CED) – www.ced.virtual.ufc.br é um centro de referência e excelência pioneiro no país na formação de diretores, professores, estudantes e de todos os profissionais da rede pública de educação básica do Estado do Ceará, da capital e do interior, com ênfase no uso das tecnologias digitais de informação e comunicação e no desenvolvimento de sistemas, mídias e multimídias digitais com foco na melhoria da qualidade da educação por meio da modalidade de ensino semipresencial e da educação a distância (EaD).

O CED promove a realização de cursos de graduação, extensão, aperfeiçoamento, pós-graduação e Escolas de Altos Estudos para a Educação Básica, além de eventos na forma de congressos, simpósio, encontros, workshops, palestras ou conferências na área de educação, ciência e tecnologia para profissionais e estudantes da rede pública de ensino.

Todas as ações de formação, aulas e eventos são mediadas por recursos de videoconferência, web conferência ou teleconferência, das salas de aulas, auditórios, estúdios de televisão e rádio. As aulas acontecem por meio de diferentes ambientes virtuais de aprendizagem com material didático interativo e com recursos de animação, som, imagem e multimídia. O material didático dos cursos é todo multimidiático e passa por um processo de transição didática e design instrucional, onde diferentes mídias são integradas a soluções tecnológicas inovadoras.

Este Centro pertencente ao Governo do Estado do Ceará através da Secretaria de Educação (SEDUC) desenvolve desde sua implantação ações em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) por meio do Instituto Universidade Virtual - Instituto UFC Virtual - www.virtual.ufc.br, além de outras instituições públicas de educação básica e de ensino superior do Estado.

O CED fica localizado na Cidade de Sobral, que é um município brasileiro do Estado do Ceará e está a aproximadamente 240 km da capital, sendo o segundo município mais desenvolvido do Estado, atrás apenas de Fortaleza, de acordo com o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário